"Seu potencial é maior do que você".



É com a frase que dá título a este artigo, que o autor e palestrante Shawn Achor descreve em seu livro "Grande Potencial" uma conclusão muito interessante, a que ele e sua equipe chegaram.


Deixa eu te explicar aqui, de forma resumida: através de seus estudos, eles descobriram que os atributos que contribuem para o sucesso estão de tal forma interconectados que, se ajudamos as pessoas de um grupo do qual fazemos parte (como uma equipe, no trabalho) isso ajuda não somente o desempenho coletivo do grupo, mas também o desempenho de cada um de seus integrantes.


Bem, ajudar a criar um resultado coletivo superior, com sua contribuição em um time, não é novidade, certo? Você já deve ter ouvido ou lido algo relacionado a isso, como a célebre frase de Aristóteles, "O todo é maior que a soma de suas partes" e o conceito de sinergia.


O que surpreendeu Achor e sua equipe, é o fato de que, ao ajudarmos o time, ajudamos também o desempenho individual de seus integrantes. Isto é, todo mundo melhora! O grupo e as pessoas que o compõem! Então, quando você estiver batalhando para alcançar o seu sucesso, lembre-se disso:


Quando ajudamos os outros a ter mais sucesso, nossas próprias chances de termos sucesso também aumentam.

O autor também afirma: o seu sucesso, seu bem-estar e seu desempenho estão conectados ao sucesso, bem-estar e desempenho dos outros.


Não tente crescer sozinho. Busque desenvolver e explorar seu potencial, ao mesmo tempo em que ajuda outros a fazer o mesmo. Afinal, o seu sucesso, o seu bem-estar e o seu desempenho estão conectados ao sucesso, ao bem-estar e ao desempenho dos outros.


Estamos todos interligados. Talvez, muito mais do que imaginamos...