Será que você usa uma ARMADURA?



MUITAS PESSOAS ESCOLHEM ADOTAR UMA POSTURA FORTE, criando em torno de si algo como uma armadura, uma couraça protetora. Mostrar suas emoções? Demonstrar afeto? Admitir que está inseguro ou que errou?


"Não, isso seria sinal de fraqueza" - parece ser o tipo de pensamento que direciona quem assim age.


Acontece que essa armadura pode estar servindo apenas para esconder o verdadeiro ser humano que está sob ela. Pesada, reduz-lhe os movimentos, deixando-o rígido, inflexível, com dificuldade de confiar em outras pessoas e ousar fazer coisas novas (que sempre envolvem algum tipo de risco).


A armadura de invulnerabilidade que muitas pessoas escolhem usar, na verdade NÃO protege. Apenas ESCONDE e PESA.

Talvez você consiga rapidamente lembrar-se de alguém que conhece, que age assim. Mas, pense aí, por um instante: será que VOCÊ também não tem usado algum tipo de armadura? Será que, em vez de se preservar, você não estaria escondendo das pessoas seu potencial, suas ideias e deixando de agir como quem, de fato, é?


Ironicamente, despir-se desse tipo de couraça nos torna mais fortes, e não mais fracos. Cada dia mais, percebo que admitir nossa vulnerabilidade nos faz mais humanos e capazes de construir relacionamentos saudáveis e promissores, tanto pessoal quanto profissionalmente.


Então, se você estiver se sentindo pesado, comece removendo a armadura que você criou, ao longo do tempo. Peças que se fundiram à sua carapaça, toda vez que não entrou em um relacionamento, por medo de se ferir; quando se preocupou exageradamente com a opinião dos outros; calou-se, quando queria ter falado ou não se permitiu mostrar o que sentia.


Retire o elmo, descalce as pesadas luvas, remova o peitoral. Perceba como pode ser libertador, viver assim, de "peito aberto", como diz a conhecida expressão. Certamente, você ficará mais vulnerável; mas, acredite: isso é algo bom.


Douglas Peternela


© 2019    Douglas Peternela. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade.  Termos de Uso.

  • White Facebook Icon
  • instagram_edited
  • YouTube - White Circle