FILMES podem mesmo inspirar pessoas?


Cena de "Walt Antes do Mickey": o impacto que a magia do cinema pode provocar..

Você certamente já viu alguém utilizar uma cena de filme em uma aula, palestra, reunião ou mesmo em um vídeo, para transmitir alguma mensagem. Não apenas para entreter ou divertir, mas com a intenção de ensinar algo ou provocar uma reflexão. O que você acha disso? Você gosta? Acha que funciona, mesmo? Eu sou um grande defensor dessa ideia. Acho que filmes podem ser grandes aliados de profissionais de treinamento, palestrantes, professores, coaches, terapeutas. Também é um recurso excelente para LÍDERES, que conduzem reuniões com suas equipes. Sabe por que? Todos esses profissionais esperam mobilizar as pessoas para a ação, através de seus ensinamentos e orientações. Isto é, desejam que, a partir do conhecimento que disseminam, as pessoas AJAM, de forma diferente ou mais intensa do que até então agiam. Certo? Entretanto, como diversos autores apontam, as pessoas somente agem QUANDO SE SENTEM ENVOLVIDAS com o que precisa ser feito. Quando há alguma CONEXÃO EMOCIONAL, quando algum SENTIMENTO é despertado. Quando menciono isso para líderes, em treinamentos e palestras, percebo certa surpresa em seus rostos. O fato é que, não adianta apenas informar, ensinar ou demonstrar o que precisa ser feito e como precisa ser feito: as pessoas precisam SENTIR algo sobre isso! Não basta compreender racionalmente. As pessoas precisam se sentir INSPIRADAS para a ação. Se não, não agem como poderiam. Simples assim. Isso é algo que normalmente não está no radar de muitos líderes e profissionais do conhecimento. E no seu, estava? Aí é que entram os filmes, que podem ser ótimos, quando utilizados para esse fim. Além do racional, filmes têm a capacidade de acessar as EMOÇÕES das pessoas. Quando você utiliza uma cena especialmente selecionada para ilustrar um conhecimento novo, uma técnica, um método ou o que quer que você queria ensinar para uma pessoa ou grupo, algo quase mágico acontece.

Uma cena do filme "Annapolis", que utilizo para abordar trabalho em equipe e sentimento de time.

As pessoas compreendem com mais clareza o que você pretendia passar, retém por muito mais tempo esse conhecimento e, principalmente, sentem-se de alguma forma mobilizadas para colocá-lo em prática. Tudo porque tiveram também suas emoções e sentimentos impactados. De repente, elas não só compreendem o que precisa ser feito, como sentem algo pelo que deve ser feito. Elas foram INSPIRADAS. Percebe a importância que isso pode ter, para os resultados? Claro que é preciso saber como fazer. Não se trata de, simplesmente, botar as pessoas para assistir a um filme e pronto, achar que o sucesso da ação está garantido!

Existem alguns cuidados simples, porém muito importantes, quando da utilização desse recurso. Um deles, é pensar na forma como você fará a amarração entre as lições que podem ser extraídas a partir das cenas exibidas e a realidade dos participantes de sua reunião.


Você pode, por exemplo, entregar previamente algumas perguntas ou pontos que queira que os participantes observem, nas cenas que irá exibir. Pode dividi-los em subgrupos, para que troquem impressões sobre o que lhes chamou a atenção, ou ainda, solicitar que pensem em situações parecidas com as retratadas pelo filme, que também podem ocorrer no ambiente de trabalho.


Existem muitas possibilidades. Recomendo que, sempre que possível, crie oportunidades para as pessoas falarem: isso gera interação e engajamento, torna as discussões mais ricas e o processo de aprendizagem mais eficaz e prazeroso.


Então, se você não costumava usar filmes para promover conhecimento e inspiração, experimente! Estou certo de que você e seu grupo poderão ficar agradavelmente surpresos com os resultados.


Agora, se você já faz isso, deixe seu comentário, pergunta, ou conte uma experiência que teve, ao utilizar filmes em algum processo de aprendizagem. Tem um campo para isso, logo abaixo deste artigo. Terei prazer em ler e responder!

Douglas Peternela


NOTA: Se você quiser se aprofundar nesse assunto e aprender a explorar esse recurso com maestria em seu trabalho, de uma forma prática, objetiva e envolvente, conheça meu curso online "ENSINE & INSPIRE ATRAVÉS DE FILMES". Nele, você receberá muitas técnicas, ideias e sugestões de como usar cenas de filmes para criar mais conexão e impacto em treinamentos, palestras, aulas, reuniões ou sessões de coaching. Tem também uma consultoria personalizada que eu ofereço como bônus, que é muito especial. Para saber mais sobre o curso, clique aqui.



© 2019    Douglas Peternela. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade.  Termos de Uso.

  • White Facebook Icon
  • instagram_edited
  • YouTube - White Circle